quinta-feira, 5 de novembro de 2015

V de Vingança: Entendendo a história por trás da história!

"Remember, remember, the 5th of November!"


Você pode não ter assistido ao filme e muito menos ter lido a HQ (do mestre Alan Moore),  mas com certeza conhece essa máscara que acabou se tornando um símbolo de revolução ao longo dos anos. Essa máscara foi inspirada em um revolucionário, chamado Guy Fawkes, que era católico e tinha o desejo de implantar o catolicismo na Inglaterra. Por isso ele participou da Conspiração da pólvora, na qual se pretendia assassinar os membros do Parlamento inglês, incluindo o rei protestante Jaime I, durante uma sessão no dia 5 de novembro de 1605. Apesar de toda a organização, os conspiradores temiam que muitos inocentes morressem e começaram a espalhar a notícia do futuro atentado. Entretanto, as notícias também chegaram ao ouvido do rei. Resultado: capturaram e torturaram Fawkes, até ele delatar os outros oito conspiradores.


Até hoje celebra-se o dia 5 de novembro na Inglaterra como a Noite das Fogueiras, onde bonecos com a imagem de Fawkes desfilam na rua e são agredidos e queimados. Além disso, uma rima é sempre lembrada:


"Lembrai, lembrai, o cinco de novembro
A pólvora, a traição e a conspiração;
Não conheço nenhuma razão para que a traição de pólvora;
Deva ser esquecida algum dia."


Voltando à história da máscara, ela foi inspirada nas próprias feições de Fawkes, como pode ser visto nessa imagem:


Qualquer semelhança não é mera coincidência!


Lembrai o cinco de novembro, lembrai dos retrocessos que o governo impõe à sociedade, lembrai a falta de liberdade! Quem ainda não conhece a história de V de Vingança, vale muito a pena conhecer essa obra, que já é considerada por muitos, como um clássico!

"Remember, remember, the 5th of November!"


Autora: Daniela
Revisão: Renan


Nenhum comentário:

Postar um comentário